quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Três membros da Juventude Socialista de Penafiel nos orgãos máximos da estrutura nacional.



No passado dia 14 de Setembro realizou-se a primeira Comissão Nacional da Juventude Socialista, em Moscavide, Concelho de Loures. Neste orgão máximo entre congressos fizeram parte dos trabalhos, as eleições para os dois orgãos mais importantes, o Secretariado Nacional e a Comissão Politica Nacional.

A Juventude Socialista de Penafiel teve o orgulho de ver os seus camaradas, Antónia Alves,eleita para a direcção da JS, o Secretariado Nacional, o coordenador-concelhio da JS Penafiel, Bruno Teixeira, para a Comissão Política Nacional e Andreia Soares ,que já tinha sido eleita Comissária Nacional no último Congresso Nacional, passou a Vice-Presidente da Mesa da Comissão Nacional.

Nas palavras de Bruno Teixeira Secretario-Coordenador da JS de Penafiel “esta é a prova do reconhecimento da estrutura nacional pelo trabalho que temos vindo a desenvolver tanto na concelhia como na distrital. Estamos assim representados em todos os orgãos mais importantes. O que acaba por ser um feito histórico para a Juventude Socialista de Penafiel.”

Bruno Teixeira refere aínda “que a Juventude Socialista de Penafiel tem mostrado assim a sua capacidade de resposta aos desafios políticos que a juventude penafidelense nos tem exigido. Temos uma importância na estrutura que nunca tivemos antes, com um Presidente da Distrital da JS do Porto e agora com estes novos eleitos vimos mostrar que Penafiel tem jovens capazes, o que nos dá uma grande esperança para o futuro do Partido Socialista em Penafiel . No entanto, muito mais importante do que estarmos representados nos orgãos nacionais, é o sinal claro que damos aos penafidelenses, que a JS Penafiel está preparada para defender os interesses dos jovens do nosso concelho.”

Da reunião da comissão nacional saíram tambem, 9 propostas que a JS vai apresentar ao governo, e que dizem respeito a áreas como o ensino superior, educação,emprego, ambiente e transportes.

De salientar é a criação dum project-piloto, o “Damião de Gois”, uma especie de programa Erasmus adaptado ao espaço nacional e que permtirá a um jovem universitário frequentar um semestre ou um ano lectivo numa faculdade à sua escolha dentro do território português.

Nos transportes, a JS defende a criação de descontos em horários menos utilizados para estudantes do Ensino Superior, no Comboio e no Metro, com especial incidência de Sexta a Segunda-feira.

A JS propõe também a criação do "Dia da Educação Sexual" para os 2º e 3º ciclo do ensino básico e para o ensino secundário.

"Não estando neste momento reunidas as condições para avançar para a criação da disciplina de Educação Sexual, propomos que durante esse dia sejam dadas aulas e realizadas actividades em torno da educação para a afectividade e da educação sexual, abordando, entre outros temas, o planeamento familiar, a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e o respeito pela diferença", explica Bruno Teixeira.

A promoção de manuais escolares electrónicos é outro dos projectos defendidos pelos jovens socialistas, para incentivar o uso das novas tecnologias. Conjuntamente é proposto a criação de um projecto-piloto de empréstimos de manuais escolares tornando-os gratuitos para as famílias.

No sector do emprego, os jovens socialistas defendem o reforço das disponibilidades financeiras para os Estágios Profissionais de modo a serem possíveis mais 5000 estágios profissionais no próximo ano, que se juntam aos 25 mil estágios já concretizados.

No ambiente, a JS defende descontos nas portagens para os veículos que transportem três ou mais pessoas, bem como a divulgação e redução das facturas energéticas de todos os organismos públicos, "para que o Estado dê o exemplo".

“Fica assim novamente provado que a JS é de facto a única organização política de juventude que effectivamente faz política,que propõe ideias e projectos concrectos e que é sobretudo a única que realmente se preocupa com o futuro dos jovens portugueses.”, remata Bruno Teixeira.

Sem comentários: