segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Bonita,esta coisa do "MARKETING"...


Há dias assisti a uma bela campanha por parte de uma empresa especializada na comercialização de computadores.

Para espanto meu reparei que a dita empresa estava a oferecer computadores portáteis a CUSTO ZERO. Isso mesmo, um computador portátil, novinho em folha, por 0€ e com ligação à internet móvel de banda larga. FANTÁSTICO, pensei, e dirgi-me logo à loja para poder adquirir o dito portátil.

No entanto, as minhas boas espectativas foram logo reduzidas a zero, visto que me deparei com a seguinte situação: de facto o computador portátil era gratuito, mas informei-me sobre as caractarísticas do mesmo e aquilo ja mais parecia um objecto destinado à investigação palenteológica do que propriamente uma ferramenta moderna de trabalho.
Prossegui lendo as condições de adesão, e foi então que percebi que esta aparente bela oferta, não passava disso mesmo, de uma aparência.

O computador a custa zero, afinal obrigava a um contrato de adesão de 36 meses, com o custo mensal de 40€, feitas as contas chegavamos a 1440€. Resultado : o computador fica pago e BEM pago...Como seria de esperar, interrompi de imediato as minhas intenções de aquisição.

No entanto, quem passava pela loja e via os belos cartazes promocionais da dita empresa e não se informava das reais condições e das consequências da aquisição do dito portátil a CUSTO ZERO, dizia : " Sim, senhor...Esta loja é excelente, agora até oferece portáteis.É sem duvida uma grande empresa, visto que só grandes empresas é que conseguem fazer promoções destas..." e la prosseguiam o seu caminho, com a ideia em mente de que aquela é realmente, e sem dúvida alguma, a melhor loja de informática de toda a região.

Foi então que pensei para mim mesmo : " Bonita, esta coisa do "Marketing..."


P.S. Qualquer semelhança com a decisão de a Câmara Municipal de Penafiel "oferecer" a ligação à rede de saneamento até 20 metros aos utentes é pura coincidência...ou não...


Bruno Teixeira

Sem comentários: