terça-feira, 30 de outubro de 2007

JS Penafiel lamenta afirmações proferidas na Universidade da JP, assim como na visita da JSD a Rio Mau

A JS Penafiel como “Jota” responsável não podia deixar de comentar as últimas iniciativas das juventudes partidárias da coligação “Penafiel Quer”.

Começaria pela Universidade da JP, onde foram proferidas pelo Dr. Pacheco Pereira algumas das maiores barbaridades algumas vezes ouvidas sobre as juventudes partidárias. Segundo o já conhecido e controverso “opinion-maker” do PSD, as juventudes partidárias deveriam ser dissolvidas, visto que segundo o mesmo, estas só servem para “decorar as bancadas dos comícios políticos”, assim como, para ocupar “empregos gentilmente oferecidos” pelos partidos políticos “seniores”.

Enquanto Coordenador-Concelhio de Penafiel, assim como Comissário Nacional da JS, não posso deixar de repudiar tais afirmações, lembrando ao Dr. Pacheco Pereira, que foi e continua a ser a JS a trazer para a praça pública, assuntos que muitas vezes são considerados tabu, e sobre os quais os partidos políticos “seniores” muitas vezes preferem não se pronunciar, com o receio de serem penalizados pela opinião pública e verem assim a sua intenção de voto reduzida. Recordamo-nos todos da IVG, onde desde sempre, a JS defendeu a sua posição favorável à despenalização, chegando mesmo a entregar uma proposta de lei ao PS e que por fim conseguiu levar a questão a referendo, pondo fim a um problema de saúde pública que avassalava o país.

Isto para não falar do apoio que a JS atribui às inúmeras listas candidatas à associações de estudantes, tanto no ensino secundário, bem com pelas diversas faculdades deste país.

Já o Dr. Lobo Xavier pede aos jovens para “não falarem sempre como jovens, pois isso acaba por passar com a idade”. Então gostaria de perguntar ao Exmo. Presidente da Mesa da Assembleia de Penafiel, se não forem as juventudes partidárias a trazer para a praça pública os problemas dos jovens e as suas exigências, quem o fará? Todos sabemos que as classes mais jovens da população portuguesa são muitas vezes adversas às questões políticas, como também sabemos que não representam um eleitorado suficientemente significativo para fazer com que sejam direccionadas mais políticas efectivas de apoio.

É precisamente aí que entram em campo as juventudes partidárias e onde elas podem aproximar a política da juventude. Lembra-se que na JS a militância política começa aos 14 anos, enquanto que nos partidos seniores, essa pode ser exercida apenas a partir dos 18. Se queremos fazer com que os jovens se interessem mais pela vida política do nosso país, devemos saber ir de encontro a eles e falar a linguagem deles, se não, corremos mesmo o risco de num futuro próximo continuarmos a assistir a um aumento da abstenção e do desinteresse político nos extractos mais jovens da população portuguesa. As juventudes partidárias têm um raio de acção muito próprio, e esse raio tem de ser mantido e cumprido.

Talvez por falta de ideias, de coragem política ou demasiada promiscuidade com a coligação “Penafiel Quer”, a JSD Penafiel foi para a freguesia de Rio Mau reivindicar um centro de dia para a população mais idosa, entrando assim na frente populista deste executivo camarário, que apenas se preocupa em fazer política para aqueles que apresentam mais garantias de voto em 2009. É óbvio, que devem ser criadas infra-estruturas de apoio à 3ª idade, mas sinceramente não acho que esse seja o campo de acção das juventudes partidárias.

Muito mais grave do que actuar fora do campo de acção das juventudes partidárias, é o facto da JSD estar completamente desfasada da realidade local, demonstrando um profundo desconhecimento dos procedimentos em curso e do sistema de financiamento da construção de um centro de dia. É natural que uma freguesia não dispõe de meios financeiros suficientes, para que, por ela só, possa avançar com tal construção. Lembra-se que a actual presidente da junta é também a presidente da Associação para o Desenvolvimento de Rio Mau, cujo papel foi fundamental para o lançamento da já existente candidatura a fundos de parceria europeia, que visam apoiar o financiamento de tal infra-estrutura.

Relativamente à exigência feita pelos jovens laranjas de Rio Mau, nomeadamente a construção de equipamentos para a prática desportiva na freguesia, convém lembrar que estão a ser construídos 3 pavilhões gimnodesportivos pelo concelho, e que nenhum deles se situa na zona sul do concelho. Se efectivamente existe um culpado para tal situação, é o actual executivo da câmara de Penafiel, que mais uma vez os distribui com uma perspectiva meramente eleitoralista, sem ter em conta a melhor maneira de poder abranger melhor as populações do concelho e simultaneamente assegurar o funcionamento dos mesmos para alem dos horários nocturnos e fins-de-semana. Exigia-se aqui um bocado mais de honestidade política por parte da JSD.

Com atitudes destas não podemos ficar admirados em vermos serem repetidas afirmações como aquelas proferidas na universidade da JP.

Tenho dito…



Bruno Teixeira

Coordenador-Concelhio JS Penafiel

Comissário Nacional da JS

12 comentários:

Anónimo disse...

Estou de acordo com as afirmaçoes do Pacheco Pereira, mas penso que deu um tiro no próprio pé! Em Penafiel ser Politico é Profissão de Familia e bem renumerada... Ou anda alguem aqui na politica só para ser vaiado na praça publica ou adquirir um estatuto social (na minha opinião fraco) mais relevante?

Já se costuma dizer... aos jovens perdoa-se (quase) tudo, mas tambem penso que essa postura pode ser bem integrada nos partidos politicos, obtendo mais união e ao mesmo tempo dar oportunidade a que haja representantes destes mais jovens, o que não descridibliza a acção do discurso.

Sem mais

Anónimo disse...

Só queria lembrar ao camarada Bruno Teixeira, que referiu que a Presidente de Junta de Freguesia de Rio Mau, também Presidente da dita Associação para o Desenvolvimento da Freguesia de Rio Mau, Associação essa que embora se candida-te a fundos da Comunidade Europeia é uma Associação fechada á população de Rio Mau, onde até por incrível que pareça não são aceites inscrições para futuros sócios, se é que existem alguns. Quanto a obras no Sul do Concelho, posso o informar como habitante de Rio Mau coisa que o mesmo camarada não o pode fazer, porque não o sente, são quase todas na totalidade da responsabilidade da Câmara Municipal de Penafiel, desde a alargamento da Rua do Vieiro, Rua dos Cardais, até o futuro parque de lazer, onde adiquiriu os terrenos e indemenizou caseiros, colocando uma máquina á disposição para a abertura na nova rua existente, está a executar as obras no Cemitério de Rio Mau. Estas são só alguns exemplos de muitas obras realizadas pela Câmara Municipal de Penafiel, presidida pelo Dr. Alberto Santos.
Para terminar só o queria informar que não queremos para Rio Mau uma Junta de Freguesia arrogante e preputente, sendo apenas aberta para os taxistas que a rodeiam, mas sim uma Junta de Freguesia aberta e total simpatia para com todos os habitantes e estão convicto que tal realidade está para breve, quem sabe em 2009.

Anónimo disse...

Este anónimo que ameaça baixar as calças em 2009 não existe. Isto é, nunca nasceu e por isso aqui em Rio Mau é considerado um aborto.
Continua a rezar...

Anónimo disse...

Eu só queria lembrar ao anónimo aborto, que ele como político ainda tem muito para aprender, pois quis se armar em chico esperto e nada de concreto disse. Ou seja, para le alibar a memória a não aceitação de sócios para a Associação para o Desenvolvimento de Rio Mau, por parte da actual Presidente de Junta e Presidente da dita Associação, afirmando-o em plena Assembleia de Freguesia quando foi abordada por um cidadão de Rio Mau, que se pretendia inscrever para sócio, que a mesma para já não estava a aceitar inscrições. O que é inédito para uma Associação deste País, e isto sim talvez seja um aborto á população e esses abortos todos somados vão concerteza fazer a diferença já em 2009, deixando para trás vários orfãos desamparados como o anónimo, que se diz de Rio Mau, mas de nada concreto disse para o demonstrar. Quanto a rezar, com estas coisas não se deve brincar e ficam mal um suposto político, pois o que é preciso é Lealdade, Honestidade, Respeito e Compreensão, o que para algumas pessoas como o anónimo devem ter passado bem ao lado ou então cultivado por quem o pratica no seu dia a dia, junto da sua "força" política.

Ricardo Ferreira disse...

Interessante...

Anónimo disse...

Por acaso até acho que interesse tem pouco, mas tal situação pode explicar-se pelo facto de não conseguir descortinar "o código secreto" inserido pelo "ilustre" "riomauense" na lingua de Camões...Não sei...Mas se executa como escreve,então julgo que 2009 fica a anos luz para o nosso frustrado comentador...

JS PENAFIEL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JS PENAFIEL disse...

Va la malta, não me obriguem a colocar restrições aos comentários.

concordem, discordem,opinem,desopinem, façam o que bem entenderem, mas como elevação e respeito mútuo.

Bem haja...

Bruno Teixeira

Anónimo disse...

Eu só queria lamentar como Riomauense, que ainda não ouvi nenhuma explicação para o problema levantado, ou seja ousso outros comentários inúteis, que nada tem a ver com o assunto. Quanto á lingua de Camões talvez o Sr. Eng. de Minas e Armadilhas escreva melhor é pena dar tantos erros em actos públicos.

Anónimo disse...

força camarada, não estás sozinho nesta luta, talvez agora no magusto que eles vão realizar no dia 18, sintam a falta da presença dos abortos. E aí consigam abrir os olhos, se não for tarde.

Anónimo disse...

Para finalizar este assunto, prometendo não me pronunciar mais, pois também começa a ser maçador e exagerado, queria agradecer ao meu camarada que me transmitiu a sua força, que embora não esteja a ver quem é, de certeza que o conheço. Queria aproveitar também para transmitir ao nossso Presidente da Concelhia, ao Micael Cardoso, que continuo ao lado do seu, que é o nosso projecto, pois tem feito um trabalho exemplar. Como todos sabemos o PS em Penafiel tem um trabalho muito dificíl, mas com a dinâmica e empenho que tem sido desenvolvida,vai concerteza triunfar num futuro próximo. Por isso o contem comigo para o que der e vier, coisa que já não posso dizer o mesmo na minha Linda e Bela Terra de Rio Mau. O meu muito obrigado e bem hajam, pelo magnífico trabalho. Por favor mantenham sempre esta dinâmica e não desanimem jamais.

Anónimo disse...

Para finalizar este assunto, prometendo não me pronunciar mais, pois também começa a ser maçador e exagerado, queria agradecer ao meu camarada que me transmitiu a sua força, que embora não esteja a ver quem é, de certeza que o conheço. Queria aproveitar também para transmitir ao nossso Presidente da Concelhia, ao Micael Cardoso, que continuo ao lado do seu, que é o nosso projecto, pois tem feito um trabalho exemplar. Como todos sabemos o PS em Penafiel tem um trabalho muito dificíl, mas com a dinâmica e empenho que tem sido desenvolvida,vai concerteza triunfar num futuro próximo. Por isso o contem comigo para o que der e vier, coisa que já não posso dizer o mesmo na minha Linda e Bela Terra de Rio Mau. O meu muito obrigado e bem hajam, pelo magnífico trabalho. Por favor mantenham sempre esta dinâmica e não desanimem jamais.