terça-feira, 7 de setembro de 2010

Mafalda Duarte eleita para o secretariado nacional da JS - JS Penafiel na direcção nacional pelo 3º mandato consecutivo

Mafalda Duarte
A Juventude Socialista reuniu no passado dia 6 de Setembro em Santa Maria da Feira. Teve lugar a primeira Comissão Nacional do novo mandato, onde se elegeram órgãos nacionais da estrutura e foram debatidas as principais linhas de actuação política dos próximos meses.


Mafalda Duarte integrou a lista do Secretariado Nacional que vai dirigir a JS nos próximos dois anos. A JS Penafiel congratula-se pela eleição desta camarada com provas dadas quando liderou o Núcleo de Estudantes Socialistas da Universidade do Porto e nos diversos desafios políticos, enquanto actual membro do secretariado concelhio e distrital. É nos valores da Esquerda Democrática que encontra a maior vontade de reduzir as desigualdades, a vontade de transformar e modernizar a sociedade. A eleição de um dirigente nacional, da concelhia de Penafiel, reveste a maior importância na medida que estreita a comunicação com os jovens penafidelenses dando voz às suas preocupações e anseios. 
 

Das principais orientações políticas discutidas na Comissão Nacional destacam-se a na área do Ensino Superior a regulamentação uniforme de todos os critérios de atribuição de bolsas de estudo a nível nacional e o seu reforço a estudantes mais carenciados, a JS empenhar-se-á no acompanhamento da execução das novas regras no ano lectivo que se inicia e na defesa da manutenção do mesmo nível de investimento no ensino superior no próximo Orçamento de Estado. No emprego, a JS dedicará especial atenção à necessidade de regulamentar de forma mais clara e justa o acesso a determinadas profissões que carecem de intervenção das respectivas ordens profissionais para o seu exercício. Para o efeito serão promovidas reuniões de trabalho com os Bastonários das diversas ordens profissionais, com representantes das associações de estudantes e com responsáveis pelas áreas sectoriais relevantes, com vista à identificação de mecanismos que garantam qualidade da formação deontológica necessária ao exercício das profissões e a articulação com a formação académica ministrada pelo sistema de ensino superior. Outros temas abordados foram a mobilidade de cidadãos portadores de deficiência, identidade de género, neutralidade da internet e as iniciativas a realizar no âmbito do Programa de Comemoração do Centenário da República.

Sem comentários: